Feivest 2014


A Universidade Federal do Pará (UFPA) realizou a 16° edição da Feira do Vestibulando (Feivest). A programação tem como objetivo fazer a integração entre o Ensino Básico e o Ensino Superior, informando sobre os mais de 330 cursos ofertados pela UFPA na capital, em Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), em parceria com faculdades, escolas de teatro, música, dança e artes visuais; as Pró-Reitorias de Administração e de Extensão; e do Centro de Processos Seletivos (Ceps) da UFPA.

O PET Engenharia Elétrica em parceria com o Centro Acadêmico de Engenharia Elétrica (CAEL)  e alguns voluntários do CEAMAZON e da graduação, apresentou aos jovens, que pretendem ingressar na instituição, os detalhes sobre os seus Processos Seletivos, sobre o Curso de Graduação em Engenharia Elétrica e as áreas que o profissional pode atuar. E, para despertar ainda mais o interesse dos alunos pelo curso, foram apresentados alguns projetos utilizando os microcontroladores Arduino e PIC, além de alguns livros utilizados durante o curso e equipamentos como Osciloscópio, Multímetro e Gerador de Funções.

Dias do evento: 10, 11 e 12 de setembro de 2014.

Fotos do evento:












Visita ao Lar Acolhedor da Tia Socorro


No dia 6 de setembro de 2014, sábado, o Grupo PET de Engenharia Elétrica, junto com outros grupos PET do ITEC, realizaram uma visita ao  Lar Acolhedor da Tia Socorro, que é uma ONG, sem fins lucrativos, localizada na Rua Almirante Tamandaré no Bairro do Tapanã, tendo como fundadora-presidente a dona Maria do Socorro. Ela se dedica ao acolhimento de crianças e adolescentes, entre as faixas etárias de 5 a 18 anos, que se encontram em situação de risco, que foram encaminhadas pelo Conselho Tutelar, ou que buscaram o abrigo por conta própria. A ONG se mantém através de doações da comunidade em geral e de empresas que se sensibilizam com o seu ideal. No lar os jovens recebem, além de alimentação e abrigo, acompanhamento médico e psicológico, roupas, brinquedos, etc.

Essa já é uma atividade tradicional entre os grupos PET do ITEC e tem por objetivo desenvolver atividades educativas com as crianças, bem como levar um pouco de diversão e alegria para elas. As atividades desenvolvidas na visita foram: Oficina para confecção de porta retrato com jornal e capa de caderno, Exposição de aero modelos, Hora do lanche, Jogos de futebol e um Momento de oração.

Mais informações:
http://lartiasocorro.no.comunidades.net/index.php?pagina=1230926730

Fotos da visita:









Inclusão Digital 2014



Inclusão Digital é um projeto de extensão ofertado pelo PET Engenharia Elétrica, em parceria com a Universidade da Terceira Idade (Uniterci), que tem como objetivo a inserção da Pessoa Idosa no meio computacional, de modo a ensinar os conceitos básicos de informática.

Com a reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica, onde se prevê a obrigatoriedade de atividades de extensão para os alunos que ingressaram a partir de 2012, o curso de Inclusão Digital foi reformulado de tal modo que estes alunos sejam os ministrantes e possam acumular carga horária em atividade de extensão. Além da obrigatoriedade, espera-se, como tem acontecido nas experiências vivenciadas pelos alunos do grupo PET Elétrica, que a convivência com pessoas de idade avançada também possa contribuir na formação cidadã destes alunos.

-Vagas: 20

-Carga Horária: 60 horas (Extensão)

-Inscrições: Sala do PET-EE (sala 32 do LEEC) de 01/09/2014 a 12/09/2014.
Obs.: Entregar uma cópia do Comprovante de Matrícula.