Pesquisa 2013


As atividades de Pesquisa do Grupo PET abrange as quatro grande áreas da Engenharia Elétrica, que são Sistemas Elétricos de Potência, Controle e Automação, Eletrônica e Telecomunicações. Há estudos também em uma nova área: Sistemas Biomédicos. Abaixo, descrevemos alguns projetos de estudos de 2013:

  1. Modelagem de Sistemas Biológicos
    O desenvolvimento de tecnologias na área médica traz a necessidade de entender os sistemas biológicos não só de uma forma qualitativa, mas também quantitativa. As grandezas físicas envolvidas, contudo, normalmente têm uma relação matemática complexa que dificulta a modelagem. Uma forma usual para simplificação dos modelos consiste no uso de analogias elétricas ou mecânicas. Este princípio pode ser aplicado ao sistema cardiovascular, parte do organismo responsável pela circulação de nutrientes entre as células e cuja deficiência tem como efeito um elevado índice de óbitos. As variáveis relacionadas ao fluxo de sangue são representadas através de um circuito elétrico equivalente, a partir do qual é possível analisar o comportamento dinâmico do sistema, com a identificação dos processos de sístole e diástole.

  2. Proposta de controlador de velocidade para o Dispositivo Auxiliar do Ventrículo Esquerdo
    O Dispositivo Auxiliar do Ventrículo Esquerdo (DAVE) consiste numa bomba que tem como objetivo elevar o fluxo de sangue fornecido pelo ventrículo esquerdo, parte do coração responsável por bombear sangue para a circulação periférica. Seu uso tem sido disseminado no tratamento de pacientes com Insuficiência Cardíaca, sendo, em alguns casos, alternativa ao transplante. Entretanto, quando este equipamento opera a uma velocidade constante, o fluxo fornecido não atende adequadamente às variações do ciclo cardíaco. Neste sentido, propôs-se o controle da velocidade do DAVE através da aplicação de ações P, PI e PID. Para isto, foi utilizado como modelo do Sistema Cardiovascular Humano um circuito equivalente de 5ª ordem, construído em ambiente Simulink, e como referência a diferença entre o fluxo sanguíneo para pessoas saudáveis e pacientes com I.C.

  3. Algoritmo Genético e suas aplicações
    Os Algoritmos Genéticos (AG) são algoritmos matemáticos que permitem a realização de técnicas de busca e de otimização, utilizando os mecanismos de evolução natural e recombinação genética. A técnica se baseia no princípio Darwiniano de reprodução e sobrevivência dos seres ou indivíduos mais aptos. Esta ferramenta pode ser empregada em vários tipos de situações, como por exemplo, na mineração de dados. 

  4. Desenvolvimento de Banco de Dados
    Apesar de existirem diversas tecnologias para organizar os dados de uma empresa ou estabelecimentos, existem ainda instituições que não se atualizaram quanto ao gerenciamento interno de pessoas e dados. Um caso como o relatado foi observado em uma casa de acolhimento à pessoas portadoras de doenças infecciosas localizado na cidade de Belém, Pará. Assim, decidiu-se criar um banco de dados para otimização do processo a partir do software MySQL Front, e a linguagem Java, para construção da interface gráfica para os usuários.

  5. Desenvolvimento e implementação de interface de caixa eletrônico em LabView para Inclusão Digital
    O trabalho desenvolvido tem como objetivo utilizar os benefícios da linguagem de programação visual do LabView para desenvolver uma interface de caixa eletrônico, semelhante as encontradas nos terminais de autoatendimento das instituições financeiras do país, e utilizar essa interface para ensinar as operações de saque e consulta de saldo, em aulas para comunidades carentes que não tem familiaridade com a máquina referida.

  6. Gerador de Energia para Alimentação de Cargas de Baixa Potência
    Visando o aproveitamento de energia elétrica, desenvolveu-se um circuito para geração de energia elétrica a partir da transformação da energia cinética de rolamento de uma bicicleta ergométrica em energia elétrica para alimentar baterias de dispositivos móveis de forma econômica e ecologicamente correta.

  7. Controle Utilizando Sistemas Microprocessados
  8. A modulação por largura de pulso é um método usado para controle de tensão de componentes eletrônicos de corrente contínua através do controle de largura dos níveis lógicos de um trem de ondas quadradas. Este tipo de ferramenta pode ser empregado em vários tipos de situações, como por exemplo, no controle da velocidade de um motor DC, na intensidade do brilho de uma lâmpada, no ajuste do sinal de entrada de um sistema, entre outras aplicações. No caso do controle do motor DC, são utilizadas rotinas de controle da velocidade e, juntamente com uma ponte H, fazer o controle do sentido de rotação do motor.

  9. Constituição de um Sistema Caótico Unificado para Transmissão de Informações de Forma Criptografada
  10. A técnica da criptografia utilizando sistemas caóticos está sendo aplicada em grande escala em processos de comunicações. Utilizando um sistema caótico unificado, foi implementado um código computacional no ambiente de simulação Matlab, que simula o comportamento de diversos sistemas caóticos, apenas variando um único parâmetro α. Com a finalidade de transportar informações de maneira sigilosa, ocorre a implementação das técnicas criptográficas, dificultando a interceptação.